quarta-feira, 14 de setembro de 2011

REFLETINDO SOBRE A LEITURA E ESCRITA DIGITAL

ATIVIDADE 4.1

Com o advento da internet, as pessoas de uma maneira geral começaram a escrever mais, não necessariamente melhor, mas definitivamente em maior quantidade.
As salas de bate-papo, os sites de relacionamento, as mensagens instantâneas, fomentaram o desejo de escrever.
A interatividade da rede possibilitou que  algumas pessoas que antes achavam-se sem voz, sem  a capacidade de serem  autoras se arriscassem no mundo das palavras e das opiniões. Falsamente “escondidos” no anonimato da rede.
Definitivamente esse foi um grande ganho, pois nós vivemos na escola falando da função social da escrita. E atualmente onde essa  função é mais utilizada do que  na rede?
Porém a velocidade dessa ferramenta é tamanha, que ela acabou por corromper seus usuários, que cada vez mais vorazes não queriam perder tempo escrevendo palavras  inteiras .E a opinião pela opinião levou verdadeiros absurdos ao conhecimento público, infelizmente algumas vezes até influenciando pessoas negativamente e em alguns casos destruindo vidas.
E eis que nos é posto um dilema: a ferramenta que ao mesmo tempo incentiva de forma insuperável o uso da língua é também atualmente uma de suas mais vorazes inimigas.
Como nós educadores podemos reverter essa situação?
Acreditamos que uma das maneiras mais efetivas é utilizarmos da ferramenta na sala de aula, incentivando o uso correto da tecnologia e da língua que deve ser antes de tudo uma ferramenta de comunicação, de integração entre as pessoas . Não uma ferramenta de segregação.
Utilizar o processador de textos não impede ninguém de aprender a escrever melhor, pelo contrário pode ser um incentivo a auto-correção, a revisão  e a melhor organização de suas  idéias. Incentivar os alunos a utilizarem os computadores realmente como ferramentas para produção  de documentos.
O uso das  redes sociais, dos blogs pode ser um tremendo aliado nessa tarefa de transformar o uso da escrita numa prática cotidiana e menos penosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário